A freira que retira as travestis da prostituição na Argentina

Conheça Monica Astorga, ela pertence ao Mosteiro das Carmelitas Descalços. Deste 2005 efetua trabalho de empregabilidade para um grupo de mulheres e Travestis.

Ela nasceu há 50 anos em Buenos Aires e com sete anos de idade, despertou sua vocação religiosa, apesar da oposição de sua família.

"Há uma história por trás de cada pessoa há uma razão por que são do jeito que são, pense nisso antes de julgar alguém", diz Monica Astorga.

Na vida dedicada à oração, Astorga senti uma forte motivação para ajudar as pessoas, do sofrimento, aquelas que estão sós ou sofrem por qualquer marginalização. Ela atualmente faz um trabalho para as Travestis e Transexuais na Argentina, que a procura para encontrar suporte devido às situações de marginalização e violência, que a maioria delas estão expostas. 

A freira lembra que há nove anos, invadiu no mosteiro Romina uma jovem travesti. "Romina tinha ido à paróquia para pagar o dízimo, e quando perguntada em que estava trabalhando, ela respondeu que se prostituía. 

A religiosa foi ao encontro de Romina, que pediu ajuda para deixar a vida de prostituição. Depois de ouvir muito atentamente a história traumática de Romina, ela perguntou-lhe se conhecia outras meninas que queriam deixar a rua. Ela riu e respondeu: "Sim elas são em torno de 70", disse ela. 

Poucos dias depois, Romina veio com quatro outras companheiras. A primeira coisa que ela fez foi convidá-las para a capela para rezar, para colocar todas as suas vidas nas mãos de Jesus e de reforçar as suas vidas. Uma perguntou como ela poderia orar a Deus se tivessem sido rejeitada por seus pais e parentes. "Pedi-lhes para ter fé, porque se não, elas estavam mortas. Em seguida, consultá-las sobre o que elas queriam fazer com as suas vidas, o que elas queriam realizar sonhos ", acrescenta. 

Romina respondeu que queria terminar o curso de cabeleireira e abrir o seu próprio negócio, Victoria também queria ser cabeleireira, já Lujan sonhava em se tornar uma chef de cozinha e abrir um restaurante. Mas a resposta que mais a impressionou foi de Katy. "Eu quero uma cama limpa para morrer", relatou Katy, que na época tinha 40 anos.

Inquieta, imediatamente começou a pensar em como poderia ajudar essas jovens que queriam parar com a vida de prostituição na rua. Foi então que ela se virou para Germain Cazeneuve, que na época era vice-presidente de Caritas. Ele tinha montado um projeto de um salão de beleza em junho de 2008 com o nome de "Lourdes", e lá que começou a trabalhar Vicky, Laura e Romina. Mais tarde, ele poderia dar segmentos a outros projetos paralelos de novas aberturas, e uma cooperativa de costura onde trabalha Katy que hoje tem 47 anos é uma mais idade desse grupo. "Eu tive o apoio do Bispo Marcelo Melani. Tudo foi se tornando pouco a pouco ", enfatiza. 

Que muitas delas continuam na prostituição porque "além do dinheiro", o que elas precisam é de um abraço, uma carícia, os clientes dizem 'eu te amo' até mesmo sabendo que isso é uma mentira", explica ela. Ela sustenta que não se pode entender que existem homens que pagam para estar com elas. 

"É escandaloso o que esses homens(Clientes) fazem na rua, nos maltrata e nos usa ​​como se fossemos lixo da humanidade", diz Katy. 

Já no Brasil, o que vemos são religiosos que usam do nome de Deus para incentivar falsas curas, o ódio, lavagem cerebral, e bloquear todos os direitos da população LGBT. 

A prostituição é uma opção, pratica a mesma quem tem talento e gosta, mas nem todas são profissional do sexo porque gostam, mas sim, por falta de empregabilidade, escolaridade e politicas públicas para o segmento de Travestis e Transexuais. 


Kati, Daiana, Romina y Victoria na cooperativa de costura.
Foto: Sebastian Fanriña Petersen
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Iris Aldeide27 julho, 2015

    ¡Ay qué bien! retiradas, redimidas.
    ...¿y la opción de dotarles de derechos como trabajadoras sexuales?

    ResponderExcluir
  2. Chrístoffer Rodrigues31 julho, 2015

    A Igreja Católica sempre tratou as travestis muito bem. Os católicos são muito bons.

    ResponderExcluir
  3. Alice Raviel Nunes31 julho, 2015

    Muitos anos de vida pra esse anjo que veste aparementas de freiras.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade. Jesus. Amou a todos. As pessoas. Nao vivem o que. Ele deixou. Porq. O verdadeiro evangelho de Cristo e o Amor. E as pessoas. Pregam outras. Coisas. . Jesus ama. Todas. As. Travestis . Tabem .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...