Modelo Filipina, sai do armário e assume ser uma Mulher Transexual

Uma das principais e famosa modelo Filipina, Geena Rocero assume em um discurso comovente na conferência da TED que é uma mulher redesignada, "Eu quero fazer o meu melhor para ajudar os outros a viver sua verdade, sem vergonha ou medo"
Kimberly Luciana Dias
Do Mundo T, em São Paulo
                                                                    Foto: Caitlin Mitchell

Geena Rocero é una das principais supermodelos na Filipinas. Aos dezenove anos, se submeteu a cirurgia de readequação sexual e se mudou para o Estados Unidos, onde tem triunfado na sua carreira internacional como top model. Deste sua chegada à America conquistando a mudança de sua identidade de gênero em seus documentos, deste então não impediu das pessoas imaginar que era uma mulher Transexual. "Tenho sorte de ter uma família que me aceita e sabe me respeitar como uma mulher." Disse Geena

No ultimo dia 31 de março, Dia Internacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, ela revelou sua vida para o mundo, na Conferência da Tecnologia, Entretenimento e Design.
Visivelmente emocionada, no final do discurso, recebeu muitos aplausos de pé.


O Blog Mundo T, traduziu os melhores momentos desse emocionante discurso:

 "Ao Longo dos últimos nove anos, alguns dos meus amigos, colegas e até mesmo o meu empresário, não sabia nada sobre a minha verdadeira história. Eu acho que eles terão uma grande revelação, hoje aqui. (enquanto aparecia ao fundo em um telão sua foto quando criança). Nasci no sexo masculino, eu me lembro quando eu tinha cinco anos, em meus país de origem a Filipinas, e colocava a camisa em minha cabeça, e minha mãe me perguntou porque eu fazia isso e eu disse: "Mãe este é o meu cabelo, eu sou uma menina!", eu sabia como me identificar. O gênero sempre sempre foi considerado  um fato, algo imutável. Mas agora sabemos que é muito mais fluida, complexa e misteriosa. Por causa do meu sucesso, eu nunca tive a coragem de compartilhar a minha história, não porque eu pensei que era ruim, mas por causa da maneira como o mundo trata aqueles que se atrevem a ser livre"

Em minha adolescência uma missologa e olheira que me levou para conhecer e participar de concursos de beleza, até então eu tinha 17 anos de idade, em 2001 me mudei para São Francisco para ficar ao lado da minha mãe, naquela época nos Estados Unidos tinha que se submeter primeiro pela cirurgia para depois mudar a documentação civil. 


Para a maioria das pessoas da minha comunidade, que é uma realidade em que vivemos, a taxa de suicídio e nove vezes maior do que a população em geral. Todo dia 20 de novembro, temos o Dia Internacional em memória das vítimas da Transfobia e Travestifobia, estou em cena com uma longa história de pessoas que lutaram e se levantou contra a injustiça. Hoje, neste momento, essa é a minha verdadeira vida, quero fazer o melhor para ajudar os outros a viver a sua verdade, sem vergonha ou medo. Eu estou lá, exposta por um dia, não há necessidades de marcha silenciosa em memória das pessoas Travestis e Transexuais. Minha mais profunda verdade, permitiu-me a aceitar quem eu sou."


Confira na integra o vídeo e o depoimento de Geena Rocero
encontrei esse com a tradução em espanhol:


O Blog Mundo T, conversou com Geena que cedeu suas palavras a nós Cidadãs Travestis e Mulheres Transexuais Brasileiras, confira abaixo:

Mundo T - Qual a suas palavras a nós Cidadãs Travestis e Mulheres Transexuais Brasileiras, que estamos dividindo esse momento com você?
Geena Rocero: Só quero no momento parar e agradecer a todas por esse apoio, foram os meus sonhos que me encorajou a prosseguir, tem sido uma jornada de longas horas, dedicação, mas nunca me senti tão apaixonada e tão perto da minha verdade, meu sonho em ser uma mulher deste os cinco anos de idade no meu pais a Filipinas veio através desse dia, também amo a minha nação como vocês devem amar a de vocês o Brasil.


Geena Rocero e sua Mãe, que é uma heroína na vida dela. (Foto: Arquivo Pessoal)

O objetivo de Geena Rocero, foi o lançando da sua campanha Genderproud, que se destina a alertar o mundo sobre a falta de conhecimento das pessoas travestis e transexuais, particularmente em termos de mudança de documentação. Assine a petição e um apelo por doações foram criados para arrecadar fundos. Faça sua doação, clique aqui!


Discurso de Geena Rocero, ao fundo a imagem dela aos cinco anos de idade
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Raphaella Sancler05 abril, 2014

    O video dela é muito instrutivo, ela é linda e digna de sua beleza Lutando pelo seu sonho (sua mudanca de genero) e o apoio que teve de sua mae e de uma amiga que a ajudou a iniciar no mundo das passarelas ...mostrando que nao somos somente objetos sexuais e alertando as mortes de trans que se suicidam devido a sua nao aceitacao perante a sociedadde e o mais importante e q ela assume quem ela é uma Mulher Trans . muito bom mesmo adorei

    ResponderExcluir
  2. Sophia Alves05 abril, 2014

    SAI DO ARMARIO ???…ASSUME????….AFF!!!...ELA SO RELATOU A HISTORIA DE VIDA E CONSTRUCAO DO SEU CORPO QUE E UM DIREITO INDIVIDUAL FALAR OU NAO SOBRE ...

    ResponderExcluir
  3. Linda e maravilhosa historia em que tambem eu transexual mineira brasileira humilde ainda nao consegui minha readequaçao femenina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...