Transgênero, Laerte é impedida de usar banheiro feminino em SP

Uma cliente transfobica da pizzaria ficou "constrangida" ao ver Laerte no banheiro feminino

A cartunista Laerte Coutinho foi discriminada na noite de terça-feira (24). Ela foi impedida de usar o banheiro feminino da Pizzaria e Lanchonete Real, no bairro de Sumaré.

Segundo Ricardo Cunha, um dos sócios da pizzaria, o pedido partiu de uma cliente que ficou "constrangida" porque a filha estava no banheiro na hora em que Laerte entrou. Seu sócio e irmão Renato perguntou a cartunista, que é transgênero, se ela então poderia usar o banheiro masculino.

Laerte, que assumiu sua trans generalidade como uma mulher desde 2010, afirma que nunca passou por uma situação como essa. "E daí que ela estava com uma criança? O que a criança viu que não poderia ver? Banheiro é uma das áreas mais tabus que existe. Você não vê genitália, gente pelada", disse.

Após o aviso da direção da casa, ela chegou a conversar com a mulher. "Ela não entendeu a existência de Laerte. Para ela, travesti é uma espécie de sem-vergonha, um transformer, um palhaço. Eles estão desinformados. Com boa ou má fé, eles estão praticando o preconceito", afirmou a cartunista.


O caso deixou os sócios da casa sem saber como proceder. Laerte já é cliente da casa, já havia usado o banheiro das mulheres, nunca teve problema. Ficamos em cima do muro, é uma situação delicada. Ela nunca tinha passado por isso e não sabíamos o que falar: se ela podia usar o banheiro das mulheres, ou se ele não pode. Não sei na verdade", disse Cunha.


Laerte disse que está estudando acionar a Lei 10.948 sobre o caso. "Estou me instruindo e municiando de informações para saber o que fazer. Queria que a casa compreendesse a violação do meu direito, se retratasse e eu pudesse voltar a usar o banheiro", pediu.


Direitos e Lei
Segundo a Lei 10.948, é considerado ato discriminatório proibir o ingresso ou permanência de homossexuais, bissexuais e transgêneros em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Andre Roque dos Santos27 janeiro, 2012

    Eu jamais deixaria minha filha entrar em um banheiro onde está um travesti ou trangênero, ou seja lá que o que for, porque afinal ele tem um b.il.au, e lugar de desafogar b.il.au é no banheiro masculino.

    ResponderExcluir
  2. LAERTE, VOCÊ TEM QUE CAPRICHAR NA MAQUIAGEM. SE VOCÊ CONVENCESSE COMO MULHER, A OUTRA PESSOA NÃO TERIA TE PERCEBIDO.

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que ainda não entende que banheiros são separadas por baias então ninguém vê vagina ou pênis de ninguém,a não ser que a pessoa queira deixar o reservado aberto, sou transexual e só vou em banheiros femininos, se eu entrar no banheiro masculino é que eu e todos vão se sentir constrangidos, isso é puro preconceito e desenformação.

    ResponderExcluir
  4. Tanto travestis e transexuais(operadas) tem o direito de usar o banheiro feminino!

    ResponderExcluir
  5. Não meu querido Anonimo.Os banheiros são divididos por identidade de gêneros e não por sexo. BANHEIRO (FEMININO)ou BANHEIRO(MASCULINO) Sub se entende que podemos frequentar pela lei, somos homens biológicos (FEMININOS) ou mulheres biológicas (MASCULINAS).

    ResponderExcluir
  6. Gente eu sempre fui em banheiros vestiários femininos e nunca ninguém falou nada,nem tão pouco alguém veio perguntar se eu tinha pênis ou como era isso...Modéstia a parte sempre fui tratada e senhora e senhorita ,mas entendo o porquê do espanto de algumas mulheres,acho que isso se dá pelo fato de ele não parecer por completo uma moça ou senhora.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...