Confira: SEMANA da VISIBILIDADE de TRAVESTIS e TRANSEXUAIS 2014

Acompanhe no Blog, todas as atualizações, dia-a-dia, eventos, debates, desse acontecimento por todo Brasil 
Kimberly Luciana Dias
Do Mundo T, em São Paulo
Vídeo Homenagem as Travestis e Transexuais que fazem parte da história da Causa TT do Brasil, trabalho desenvolvido pela Assistente Social e Coordenadora da Ong Aphroditte, Iyá Fernanda Moares
(Divulgação)
Pelo segundo ano consecutivo acontece na cidade de São Paulo o SP TRANSVISÃO, uma proposta inovadora na Visibilidade de Travestis e Transexuais, com a idealização a SP Escola de Teatro, Centro de Formação das  Artes do Palco, uma instituição que emprega na sua grade de funcionários pessoas Travestis e Transexuais, Secretária de Estado da Cultura, Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Homens Trans (ABHT), P.E.G - Projeto Expressões de Gênero, Coordenadoria da Diversidade, Acessória de Cultura para Gêneros e Etnias, Museu da Diversidade, Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Centro de Referência da Diversidade (CRD), Governo do Estado de São Paulo e o nosso Blog e Grupo Mundo T-Girl, dos dias 27 a 32 de Janeiro.

Exposição fotográfica "O 'T' da Questão", de Eduardo Moraes
(Divulgação)
Dia 27 - Mesa de discussão com o lançamento do livro " Envelhecimento Trans", de Pedro Paulo Samarco, participaram da direita para a esquerda, Pedro Paulo Samarco, Phedra de Cordoba, Márcia Rocha e Miriam Queiroz.

Dia 28, teve apresentação do espetáculo teatral "Lou & Leo", sucesso de público e críticas, a drama apresenta a história de vida do Homem Trans, Leo Moreira de Sá. Para quem não conseguiu assistir a peça provavelmente volta ainda esse ano. Após a peça houve um debate com o público, juntamente com Léo, Nelson Baskerville, Rodolfo García Vazquez e Rachel Rocha.

Dia 29 - Nesse dia, que é a data comemorativa do Dia da Visibilidade, tivemos uma noite mágica, houve a mesa de discussão, do Projeto P.E.G, sobre o tema " Despatologização das Indentidades Trans", participaram Dr Osvaldo Rodrigues e Dr Eduardo Perin, com mediação de Márcia Rocha e Léo Moreira de Sá.

Logo após o "Prêmio Claudia Wonder", premiou a ilustre Letícia Lanz, que emocionou a todos com a sua presença e recebeu o prêmio da mãos de Márcia Rocha e Léo Moreira de Sá.

Show de Beleza, Glamour e Cidadania

Finalizando a noite, o espetáculo musical Glamour T, que teve o talento da apresentação de Gretta Starr, e show com Divas e Personalidades da Cena TT paulistana. 
Brenda Oliver, encarnando uma cigana que revelava a sua verdadeira origem, Athena Joy, trazendo ao palco o glamour Italiano.
Thalia Mexicana, com sua beleza corporal e Dailyn Roses, empolgou a todos com seu carisma.
 
Bianca Mahafe, atacou de Vampira e rolou até mordidas além de apresentar um show coreografado.
Kimberly emociona todos com a bandeira da Visibilidade Travestis e Transexuais e Diva Carla Hellen mostrou todo sua dublagem impecável e um glamour de vedete.

Emoção! Público Aplaude de Pé

No final da apresentação, Kimberly conduziu sua performance, quando surge enrolada a Bandeira da Visibilidade Travestis e Transexuais, nesse momento as demais artistas que se apresentaram, começa a voltar ao palco uma a uma, recebendo uma rosa, até o momento que todas dividem a mesma bandeira e um gesto de união, o publico  se emociona e foram aplaudidas de pé. 

A voluntária e funcionaria da SP Escola de Teatro, Kimberly, recebeu uma homenagem pela sua militância, um discurso emocionado da Conselheira Estadual dos Direitos da População LGBT de São Paulo, Cecilia Bezerra, que relembrou a época da ditadura, onde era moradora de rua na região da Praça da Sé, e foi as Travestis que a ajudaram naquele período, Kimberly agradeceu a homenagem dedicou as todas Travestis e Transexuais pelo dia, relatou as dificuldades em elaborar um espetáculo, e que o resultado da noite, que lhe deu ânimo para voltar com essa grade de show no SP TRANSVISÃO, que já faz parte do calendário de eventos da cidade de São Paulo nas próximas edições.


Dia 30 - SP TRANSVISÃO com o tema "Empregabilidade", participaram o diretor  executivo da Escola, SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, a representante do site TransEmpregos, Márcia Rocha, Reinaldo Bulgarelli e Brunna Valin.

Foto: Divulgação
Em seguida houve a apresentação do filme, "O sapato de Aristeu" de René Guerra.

Dia 31 - Mesa de Discussão, "Escola e Identidade de Gênero", houve a presença de Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz, Flávia Araujo e Heloísa Alves.


E por fim fechando as atividades da Semana da Visibilidade de Travestis e Transexuais, com chave de ouro, se apresentou no SP TRANSVISÃO a cantora Renata Peron
29 de Janeiro – Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais
 “Diversidade T – Respeito e Cidadania”


O dia de Visibilidade das Travestis surgiu de uma campanha, em 2004, criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o movimento brasileiro de travestis, “Travesti e Respeito”. Ao longo destes últimos anos esta ação deu lugar a iniciativas na busca do reconhecimento de direitos de Travestis e Transexuais, visando reduzir as situações de vulnerabilidade e aproximar esta população à área da saúde e dos direitos humanos. 
Reafirmando a importância da data, duas iniciativas serão lançadas em São Paulo no dia 29 de janeiro.
O  Grupo Pela Vidda/SP - Centro de Referência e Defesa da Diversidade, equipamento público conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência  de Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Cultural Barong - SOS Dignidade e Blog Mundo T - Girls Lançam a campanha:  “Diversidade T – Respeito e Cidadania”.
A campanha tem como objetivo retratar a diversidade vivida por Travestis e Transexuais, dando visibilidade positiva para contribuir na quebra de estereótipos existentes em relação às identidades dessas populações.
A campanha destaca o exercício da cidadania e a busca pela concretização de direitos. Os banners ficarão expostos na sede do CRD e com chamada a outras adesões de travestis e transexuais, que poderão ao longo do mês de fevereiro,  colocar suas imagens e ideias em peças a serem veiculadas pelas mídias sociais. O responsável pelas fotos é o renomado fotografo Barry Michael Wolfe. 
CONFIRA ABAIXO OS BANNERS INICIAIS

 
 
A Ativista/Pedagoga, atuando como Técnica Especializada no CRD, Janaina Lima, ressalta; "Essa Campanha tem como objetivo mostrar a diversidade de Travestis e Transexuais, dando uma visibilidade positiva para a população, quebrando os esteriótipos existente em relação a nossa identidade!" Disse Janaina.

Na mesma ocasião, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para  LGBT, fará o lançamento da campanha pela garantia do respeito ao nome social, previsto no Decreto Municipal 51.180 de 2010. As peças produzidas (folders, banner, e cartazes) serão disponibilizadas em diversos equipamentos públicos da Prefeitura, como unidades de saúde, escolas, CEUs, centros de referência em assistência social, entre outros. As redes sociais também serão utilizadas. A campanha faz parte da estratégia de ampliação das ações de atendimento à essa população, como o programa Transcidadania (em fase de elaboração), que reunirá um conjunto de ações nas diversas secretarias do município. 
O lançamento das campanhas, com a apresentação das peças produzidas,  será no dia 29 de janeiro, às 15h, no espaço de convivência do Centro de Referência e Defesa da Diversidade, situado a Rua Major Sertório 292/294 – Vila Buarque/ SP. 
Maiores informações: 
 (11) 3151 5786 – Centro de Referência da Diversidade 
 (11) 3113 9748 – Coordenação de Políticas LGBT 

O espaço conta com a sua presença.

Jeovanna Cardoso, em Recife fazendo uma palestra, na Ação Estadual em Combate a Homofobia, e o nome social no cartão do SUS, Marina Garlen,  no espetáculo "Entre Cantora e Vedetes", em Recife, Projeto RedeTrans-Brasil, em Curitiba com abordagem noturna com profissionais do sexo, com informes de prevenção. 
A Ong Astra Rio, a frente de Majorie Marchi, investiu na Beleza, para transmitir sua mensagem, estampando belas belas Misses T, Raika Ferraz e Rafaela Manfrini. "Meus comprimentos a todas irmãs Travestis e Transexuais brasileiras, pela coragem e ousadia, em existir em uma sociedade tão hostil, excludente e violenta, Somos vencedoras, por escolhermos vivenciar nossa verdade, mesmo pagando altos por isso!" Disse Majorie

- Ações da Igualdade-RS Transexuais 
- Visibilidade TT, celebração pelo Centro de Cidadania LGBT-Serrana em Nova Friburgo.
- Encontro de Homens T, em São Paulo
- Vereadora Madalena de Piracicaba/SP, apoia manifestações de luta pelo direito à diversidade sexual, em coletiva de imprensa, a presidente da Ong Glitter, Carol Venturine, destacou a importância do reforço às ações afirmativas em prol respeito e dignidade da cidadania T. 
Lançamento da Campanha "Diversidade T - Respeito e Cidadania", no CRD, em São Paulo.
No Rio de Janeiro houve um ato, nas escadarias da Câmera Municipal do Rio, em memória às pessoas Travestis e Transexuais, assassinadas vítimas da Transfobia.
Daniela Andrade ontem dia 30, no debate sobre identidades Travestis e Transexuais, na Universidade Federal do Paraná. (Foto: Arquivo Pessoal)

Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais em Goiânia/Goias ( Foto: Odilio Torres)

Não podemos deixar a oportunidade para dar os parabéns aos envolvidos desse Banner que circulou nas redes sociais, entre outras apresentadas aqui no Blog, de fato conseguiram transmitir Cidadania em todos os sentidos.

Com o lema "Respeito não é escolha, é dever!" agradou a todos, um trabalho com a parceria da Ong Visibilidade LGBT, CMDS, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Prefeitura da cidade do interior paulista São Carlos
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Joyce DiRoma01 fevereiro, 2014

    Vocês Guerreiras nos #representam

    ResponderExcluir
  2. Brenda Oliveira01 fevereiro, 2014

    Muito orgulho de ser sua amiga Kimberly!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pew Pedro Henrique01 fevereiro, 2014

    AMEI REVER VC Gretta Starr...artista consagrada da noite com alta sensibilidade ...e que prova q ser artista ainda vale a pena...

    ResponderExcluir
  4. A Justiceira01 fevereiro, 2014

    Nossa gente eu estou emocionada, com esse vídeo e a escolha da música é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Suellem Lara03 fevereiro, 2014

    Parabéns por esse site, em transmitir tudo sobre nossa comunidade de trans de maneira respeitosa e informativa.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez , PARABÈNS por esse belíssimo trabalho Kimberly ! Como sempre você está inovando e criando novas idéias!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...