Inaugurado o 1º Centro de Pesquisa e Atendimento para Travestis e Transexuais do Estado do Paraná

O serviço iniciará a partir de março de 2014, com o acolhimento e atendimento ao início do processo transexualizador as que almeja a cirurgia de readequação sexual
Enviado por Márcia Lima
Do Mundo T, em São Paulo

Foto: Divulgação/Transgrupo

O Comitê de Trabalho que coordenará o Centro de Pesquisa e Atendimento às Travestis e Transexuais do Paraná foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (20), no auditório da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, em Curitiba. 

Conviados também conheceram as instalações do centro que é dedicado ao atendimento das travestis e transexuais durante o processo transexualizador, e começará a receber as pacientes a partir de março de 2014. Antes da abertura ao público, o grupo deverá discutir e implantar o protocolo de diretrizes terapêuticas para este processo. 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explicou que este é um projeto piloto e que também deve ser implantado em outras regiões do Estado. “A abertura deste centro demonstra o compromisso do Governo do Estado para com esta população”, afirmou. Ele destacou que o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, faz questão de acompanhar pessoalmente a abertura do centro ao público no próximo trimestre. 

O diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Carlos de Abreu, que integra o Comitê, enfatizou que a demanda deste público não é só pela cirurgia de transgenitalização. “Visitamos centros semelhantes em outros estados e nos informaram que a maior demanda desta população é por acolhimento, colocação de próteses e por hormonioterapia”, explicou. Ele afirmou que a equipe do centro será multidisciplinar. 

Rafaelly Wiest, presidente do Transgrupo Marcela Prado, e também integrante do comitê, elogiou a iniciativa e destacou que a construção deste centro está em consonância com as políticas nacionais de saúde e direitos humanos (Política Nacional de Saúde Integral LGBT e Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos LGBT). “Vamos trabalhar em conjunto com o Governo do Paraná para garantir que as travestis e transexuais usufruam seus direitos”, afirmou. 

A consultora técnica do Centro de Pesquisa e Atendimento às Travestis e Transexuais, Grazielle Tagliamento, enfatizou que este espaço também será dedicado a pesquisa. “Este é um tema muito novo e por isso precisamos capacitar os profissionais e, sobretudo, produzir conhecimento sobre este tema para contribuir com o cenário nacional”, afirmou. Segundo ela, será um local aberto a estudantes de psicologia, medicina, serviço social entre outras áreas.

Conquista mais que merecida, que outras partes do país que anda não incluem esse sistema de saúde para a população TT, comecem a seguir esse exemplo.
Local: 2ª Regional de Saúde do Paraná (Atendimento das 13hs às 18hs)Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 465, térreo, Centro, Curitiba,PRTel: (041) 3304-7506
                                                                                        Foto: Divulgação/Transgrupo
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Rafaella Trans21 dezembro, 2013

    Onde estão as demais Travestis e Transexuais de Curitibanas? Elas deveriam estar mais presentes nessa inauguração, afinal é uma conquista para todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse dia em que aparecem as fotos foi a inauguração técnica, porém antes mesmo de inaugurar para atendimento já existia um cadastro de pessoas trans que serão atendidas pelo centro... realmente o atendimento será nao só para curitibanas, mas também para pessoas de todo o Paraná.
      abraços
      Andreia Cantelli

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...