Argentina vence o primeiro Miss América Latina Trans

A Vencedora foi eleita não apenas pela beleza, mais também pela luta pelo direitos de Travestis e Transexuais

Kimberly Luciana Dias
Do Mundo T, em São Paulo

BUENOS AIRES -. Na cidade de La Plata foi organizado o primeiro concurso Miss América Latina Trans , e a vencedora é o santiagueña Sofia Serrano . Ele ganhou o título, derrotando 14 participantes de diferentes países da região em uma competição onde além da beleza, a vencedor teve de defender e promover os direitos humanos . 

"Deste criança, na jardim de infância, eu sempre brincaca com as meninas na minha me escondia no banheiro de casa, pintado minhas unhas . Mas quando fiquei mais velha eu me senti reprimida, principalmente pelo meu pai ", disse Sofia que aos 21 anos ela se mudou para Buenos Aires . 

Depois de dois anos de vida em Buenos Aires, e graças a um grande esforço para chegar à frente, ela passou pela cirurgia de readequação de sexo: "Isso realmente me libertou e eu estou completamente feliz. E agora que eu sou uma rainha ".



No concurso, além de desfilar maiô e vestido, teve que responder a algumas questões relacionadas com a inclusão na sociedade e trabalho e da discriminação , que afetam tanto os direitos a que têm direito as pessoas trans.

Agora que eu ganhei uma viagem para o Uruguai e eu vou para fora do país pela primeira vez. então eu vou continuar estudando design que eu gosto, para tentar obter um emprego relacionado e, obviamente, continuar a defender os nossos direitos ", concluiu a vencedora. 

Reivindicar direitos é o Foco do Concurso


No entanto, ao contrário dos tradicionais concursos de beleza, a vencedora não será a mais bonita, mas "que melhor defende os direitos humanos e promove-lo", disse Claudia Vasquez Haro, presidente da ong OTRANS associação, que organizou a competição .
"Nós queremos tomar posse de um concurso de beleza que a miss necessita de ter 60-90-60 estética hegemônicas, mas para pôr em causa o que é o nosso corpo e a influência do espaço público e político para reivindicar os direitos dos LGBTI coletivo (lésbicas, gays , trans, bissexuais e intersexuais) ", disse Vasquez Haro.
As participantes responderam a questões relacionadas com os direitos humanos, incluindo os seus direitos como mulheres Trans, vitórias alcançadas.
Miss América Latina Além também premiou outras participantes: falta de integração, Miss Simpatia, Miss Fotogenia e Miss traje.
"Com o traje também queremos mostrar que a identidade trans, há também a identidade cultural, onde é que cada um", explicou Vasquez Haro, originalmente do Peru.
A competição quebra estereótipos


A idéia do concurso foi crescendo constantemente, como no primeiro "um exercício destinado a aumentar a visibilidade da comunidade, escolher a mais bonita, para que os estereótipos seja quebrados, desempenhamos um papel fundamental o local para a realização do concurso, um teatro bar La Plata, a cerca de 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires.
"O Teatro Bar de La Plata é um lugar tradicional, onde concertos e shows são feitos e onde as pessoas não estão acostumadas a ver essas meninas, que em sua maioria trabalham nas ruas, ou em espetáculos", disse Vasquez Haro .
O júri, foi composto por políticos, acadêmicos e artísticos incluem os legisladores como Diana Conti e Maria Rachid, pesquisadora Silvia Delfino e a política Saintout Florence, entre outros.
"Miss América Latina Trans faz parte de um processo histórico onde os transexuais coletivos fundamentais, travestis, gays e lésbicas na Argentina tem feito progressos na expansão de seus direitos e de construção da cidadania, como a Lei de Identidade de Gênero e Equal Marriage Act ", concluiu Vasquez Haro.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...