O esqueleto masculino foi encontrado num subúrbio de Praga e está enterrado em uma maneira antes só visto em enterros do sexo feminino.
O corpo acredita-se que datam de entre 2900 e 2500 AC e é a partir da cultura Ware com fio da Idade do Cobre.
Os corpos dos homens a partir dessa idade e cultura são geralmente encontrado enterrado com a cabeça em direção ao oeste e com armas.
Mas este esqueleto foi encontrado com a cabeça em direção ao leste e foi cercado por jarros domésticos - como os corpos das mulheres a partir do momento são normalmente encontrados.
Numa conferência de imprensa em Praga ontem, arqueólogos teorizaram que a pessoa pode ter sido transgénero ou 'terceiro sexo'.
Kamila Remišová, o chefe da equipe de pesquisa, disse: "A partir da história e etnologia, sabemos que quando uma cultura tinha regras rígidas de enterro que eles nunca cometeram erros com este tipo de coisas."
Arqueólogo Kateřina Semrádová disse Posição Checa: "Acreditamos que este é um dos primeiros casos de que poderia ser descrito como uma" transexual "ou" terceiro túmulo gênero "na República Checa".
Esta não é a primeira vez que um esqueleto foi encontrado enterrado como um membro do sexo oposto. Uma mulher do período Mesolítico, que foi assumida como um guerreiro, foi encontrada enterrada com armas.