Kimberly Luciana Dias
Do Mundo T, em São Paulo
Primeira Geração da Coordenadoria Trans da Parada de São Paulo
Em nota nesse ultimo sábado(20) a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo divulgou a nota com o tema de 2016, em prol a visibilidade da população de Travestis, Transexuais e Homens T. Segue abaixo a nota na integra!
A POPULAÇÃO T NO TEMA DA PARADA DE SP EM 2016
Há 46 anos, em junho de 1969, travestis, drag queens, gays e lésbicas presentes no bar Stonewall, em Nova Iorque, deram início aos protestos que marcaram a história do movimento LGBT moderno. Vinte e oito anos depois, a cidade de São Paulo realizou a primeira Parada do Orgulho, que em 2016 completa 20 anos.
Nesse período muitas lutas foram travadas, avanços aconteceram e com certeza o mundo em que vivemos hoje é um reflexo da maior visibilidade que as Paradas de S. Paulo e do Brasil proporcionaram. A existência de alguns direitos que nem poderiam ser imaginados de acontecer no passado, hoje são possíveis devido à coragem e ao ativismo persistente que o movimento LGBT, com todas as suas diferenças, conseguiu conquistar.
Existe, no entanto, um segmento cujas demandas ainda carecem de atenção, de respeito e de mais proteção das leis: o segmento Trans (travestis, transexuais, transgêneros). Muito embora seja o segmento que historicamente tenha maior visibilidade, é, também, segmento que sofre um maior número de violências.
A Associação da Parada do Orgulho LGBT de S. Paulo, responsável por organizar a Parada do Orgulho na cidade, sempre buscou dar visibilidade e incluir esse segmento em suas lutas, seja através da Coordenadoria de Trans ou de ações como a “Blitz Trans”. Mas todos sabemos que o que foi feito até agora é insuficiente. Sabemos, também, que só a partir do momento que dermos voz a esse segmento é que as conquistas virão.
No dia 19 de setembro, após duas reuniões com um coletivo do movimento LGBT de São Paulo a merecida visibilidade política que travestis, mulheres transexuais, homens transexuais e transgêneros tanto reivindicavam chegará ao tema da Parada do Orgulho de 2016:
LEI DE IDENTIDADE DE GÊNERO JÁ!
- Todos juntos contra a transfobia -
- Todos juntos contra a transfobia -
Esperamos, com isso, que todas e todos se unam numa grande campanha para que a “Lei de Identidade de Gênero”, atualmente em tramitação no STF, seja aprovada e que todos assumam a luta pelo fim da transfobia no Brasil, principalmente os organizadores de Paradas do Orgulho em todo o país.
A Associação da Parada de São Paulo agradece a participação de todo o coletivo de militantes e ativistas que ajudaram a construir o tema de 2016 e reforça o chamado para que todos os que participaram dos dois dias de debates, principalmente os homens e mulheres trans, travestis e transgêneros, ajudem a construir a Parada do Orgulho que todos queremos.
QUE EM 2016 TODAS E TODOS SE UNAM NA LUTA CONTRA A TRANSFOBIA!
Manifestação no Museu do Ipiranga e Avenida Paulista
Terças Trans
Reunião para a Visibilidade T na Parada de 2014
Reunião para a definição do Tema da Parada de 2016
❤
ResponderExcluir